20 de outubro de 2007

Tratado de Lisboa


Os 27 Estados-Membros da União Europeia chegaram então a acordo em relação ao Tratado Reformador que terá a designação de Tratado de Lisboa. De facto isto é bom para a capital de Portugal, ao menos será divulgada de uma forma totalmente gratuita por toda a Europa e resto do mundo. Assim, de certeza que o número de turistas a visitar Lisboa irá aumentar.

Para mim, este Tratado e a União Europeia em geral têm coisas boas e coisas más. As más, pelo menos para mim, é que este novo Tratado vem reforçar ainda mais a supremacia do Tratado Europeu sobre as constituições dos países e das instituições europeias em relação às instituições dos Estados-Membros. Para além disso, os países vão perder soberania e independência com este Tratado. Mas, por outro lado, e enquanto português que vive na III República, dominada por políticos aldrabões e incompetente, sem dúvida que se Portugal não estivesse na União Europeia estaria muito pior do que aquilo que está hoje. Assim, ao menos a UE sempre controla as nossas finanças públicas e, só para dar mais um exemplo, as condições de higiene, de qualidade e de segurança de uma série de coisas. Já viram o que seria das nossas finanças se não tivéssemos na União Europeia?!

Mas, perante tudo o que aconteceu nos últimos dias em relação a este Tratado, é preciso destacar algumas coisas. Primeiro, é que na altura em que Durão Barroso foi para Bruxelas, os socialistas de imediato o criticaram e defenderam a realização de eleições. Mas ontem ouvimos o Sr. Sócrates, secretário-geral do PS, a dizer que dá muito jeito a Portugal ter um português como Presidente da Comissão Europeia. Em segundo lugar, apesar de tudo é preciso dar realce ao facto do PSD já ter feito muito mais pelo PS do que aquilo que os socialistas já alguma vez fizeram pelo sociais democratas. A ajuda que Durão Barroso deu agora a Sócrates foi essencial para que os 27 tivessem chegado a um acordo na cidade de Lisboa e com isso José Sócrates arranja mais um argumento, e que argumento, para que os portugueses votem nele em 2009. Depois, o Professor Cavaco Silva tem tido uma atitude excepcional com o governo socialista. Este tem muito a agradecer ao actual Presidente da República. Agora, ao contrário o que é que tivemos nas últimas décadas em Portugal. O Sr. Mário Soares que enquanto Presidente da República teve um comportamento vergonhoso, no que de mais intolerante pode haver, para com o Governo de Cavaco Silva, e também o Presidente da República Jorge Sampaio que com o Durão Barroso e principalmente com Santana Lopes sempre teve uma postura de oposição e de destabilização, apesar de inferior à de Soares com Cavaco. Assim, se vê onde reina a verdadeira tolerância e respeito. No socialismo de Soares e Sampaio é que não é de certeza. Infelizmente, continuamos a viver num Portugal em que quem é de esquerda pode fazer e dizer o que quer, que só pelo facto de serem da tal esquerda trauliteira já estão safos de toda e qualquer critica. Imaginem o que se diria se o Cavaco agora tivesse com Sócrates um comportamento idêntico ao que Soares teve com Cavaco.

1 comentário:

Rufferto disse...

Nessa altura em que o Durão Barroso foi para Bruxelas ouviram-se das maiores barbaridades que há memória nos quase 900 anos de história que Portugal já leva. Naquela ânsia de desvalorizar o novo cargo do Durão, chegaram a haver idiotas a dizer que o homem só tinha conseguido aquilo em parte por falar francês, língua essa que os outros candidatos não dominavam. Mesmo que isso tenha tido importância junto da comunidade francófona, então não é bom que o homem tenha investido na sua instrução ao ponto de falar francês fluentemente? Isto para mim é tão ridículo como um engenheiro ser encarregue de um projecto qualquer muito importante e os rivais dizerem que só conseguiu a nomeação por ter um curso de engenharia avançada.

Enfim, há gente que só está bem é a criticar, o melhor que a gente tem a fazer é ignorar. E o Cavaco tem estado em grande, nem quero pensar o que seria ter o Mário Soares novamente como PR... o homem a cada dia que passa está mais parecido com o Jabba the Hutt, do Star Wars.