3 de janeiro de 2011

Lemon U2 Tribute Band no Hard Rock Cafe... Uma vergonha!!!

Por ser um enorme fã dos U2 e baterista da banda THE FLY, fui neste domingo ao Hard Rock Cafe para ver os Lemon U2 Tribute Band, grupo do Porto formado recentemente, tendo tomado conhecimento da sua existência por alturas dos concertos dos U2 em Coimbra. No curriculum desta banda estão actuações em locais como o Hard Club, FNACs, etc., e no dos músicos podemos ver participações em projectos conhecidos, tanto portugueses como estrangeiros, nomeadamente Oasis e New Order.

A única coisa que tinha visto e ouvido desta banda foi uma entrevista e uma actuação deles num programa do Porto Canal, em que interpretaram o tema Desire, actuação essa que foi um autêntico desastre a todos os níveis, principalmente da parte do vocalista. Também já tinha visitado por diversas vezes a página na Internet destes senhores, que, por muito estranho que pareça, não tem qualquer vídeo nem comentários. Tem sim muitas fotos, na qual se poderia constatar que o guitarrista tinha imenso material e roadies.

Fui então para o Hard Rock com alguma curiosidade em constatar ao vivo como era então a mais recente banda portuguesa tributo aos U2.

Pensei que na noite de 2 de Janeiro o HRC teria pouca gente, mas a verdade é que a casa estava muito bem composta e com um público que estava ali de facto para curtir U2. Portanto, não seria por aí que o concerto iria correr mal.

Quando entrámos, podemos constar de imediato que o guitarrista tinha um enorme arsenal de material. Dois amplificadores VOX, umas 20 guitarras, mais não sei quantos pedais. Para além de todo o material, e podemos apercebermo-nos disso depois durante a actuação, o senhor ainda tem um roadie, estilo Dallas Schoo, só para lhe afinar e dar-lhe as guitarras para as mãos. Para além deste roadie, ainda tinham pelo menos mais um. A mim faz-me confusão como é que uma banda de bares tem capacidade, nomeadamente financeira, para ter roadies, mas isso é lá com eles.

A certa altura, apercebo-me que o vocalista era outro, o que me fez pensar que a banda agora até poderia estar bem melhor do que aquando da actuação no Porto Canal.

O concerto começa e desde logo meti as mãos à cabeça. Mas como é possível algo tão mau, tão horrível?! Eu nem vou falar das constantes desafinações, tanto do vocalista como dos instrumentos, nem da postura decadente e completamente fora do universo U2 de todos os membros dos Lemon. Acima de tudo, apetece-me destacar a tremenda falta de respeito que estes senhores têm para com os U2, principalmente da parte do guitarrista. O baterista toca umas coisas parecidas com o que o Larry faz, o baixista também toca umas malhas que ao longe fazem lembrar as malhas do Adam, o vocalista, que teve o concerto todo "a ler o jornal", nunca deve ter visto uma actuação do Bono, etc.. Mas cima de tudo, é preciso destacar o guitarrista. O senhor durante todo o concerto não tocou uma única coisa igual, ou até mesmo parecida, com algo que o Edge toque. Nada, tudo completamente diferente e a uma distância brutal do original. Ele deve-se julgar de tal forma bom e superior, que pensa que tem o direito de fazer aquilo com as músicas dos U2. Por muito curriculum que ele tenha, nada lhe dá o direito de destruir as músicas. Pura e simplesmente, o guitarrista dos Lemon faz com a guitarra o que lha passa pela cabeça, tanto em termos de acordes/notas/melodias como de som, não fazendo lembrar nem por uma vez o que se ouve nos U2. Isto é uma vergonha!!! Já vi muitas bandas tributo, umas melhores do que outras e todas a soarem, como é óbvio, um pouco diferente do original, mas em todas elas encontrei um mínimo de respeito pela obra da banda irlandesa, que é algo que não encontrei, nem um bocadinho, nesta banda tributo do Porto. O que vi foi alguém com muita mania achar-se no direito de dar cabo das melhores músicas que alguma vez se fizeram no planeta.

Mas será que o senhor guitarrista tem noção da figura que faz?! Ter aquele material todo para depois resultar naquilo. Tocar cada música com uma guitarra diferente para depois sair aquela vergonha.

A mim o que me ainda me revolta mais é o facto destes senhores serem mais uma prova de que Portugal continua a funcionar à base da cunha. Estes Lemon são a prova disso mesmo, fazem o que fazem mas já tocaram em sítios como as FNACs, Hard Club, Hot Five e agora Hard Rock Cafe. Como é possível???? Enquanto fã, não posso aceitar que alguém faça o que estes senhores fazem com as músicas dos U2, aquilo chega a ser crime!!!

Felizmente que os senhores do HRC acabaram com o concerto a meio. Pessoalmente, nunca mais quero ouvir falar desta banda.

Entretanto, houve alguém que fez uns vídeos e colocou-os no Youtube. Podem vê-los aqui. Aquela cena deles a afinar as guitarras com o som a sair para fora é do melhor, fica aqui para se rirem um bocado.

15 comentários:

Rufferto disse...

Parece que naquela cidade não é só o clube de futebol que funciona na base das influências pouco claras. Enfim, ao menos têm o bom senso de não colocarem vídeos das actuações deles no respectivo site.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Claro que há uma grande ponta de inveja!
Do pouco que já ouvi da banda, deu para ver que maus não eram, mas como disse, o que ouvi foi pouco, pelo que também não consigo saber se são realmente bons. Agora, maus como está pintado no texto, nunca!

De notar também, é o facto de enfatizar sempre o facto da banda ser do Porto, que associado à crítica feita, pretende generalizar a opinião do autor a todo o povo tripeiro. Bem... deve ser outra ponta de inveja a surgir... Sinceramente nunca percebi este desprezo que grande parte da população do sul tem pelo norte (e depois ainda vêm os comentários futebolísticos, como se o Porto fosse só o FCP...)

Para terminar, de certeza q se o Sr. Catarino subisse ao palco arrasava com aquilo tudo... /irony off

Catarino disse...

Boa tarde João,
Eu não tenho qualquer inveja, nem valor para um dia subir ao palco e arrasar o que quer que seja. Mas como vivemos num país livre, tomei a liberdade de dar a minha opinião sobre um concerto a que assisti, mostrando a minha indignação, enquanto fã dos U2, relativamente ao que os Lemon, nomeadamente o seu guitarrista, andam a fazer com os temas da banda. Só isso!!!
Em relação ao Porto, estás muito enganado. Eu adoro a cidade do Porto, e quem me conhece sabe bem disso. Aliás, nos últimos anos fui lá por diversas vezes e tenciono lá voltar muitas mais.
Em relação ao futebol, eu sou um apaixonado pelo Sporting, mas não vejo na minha mensagem nenhuma referência ao FCP.
Um abraço!!!

Unknown disse...

Eu entendo que seja uma opinião, apenas acho que foi uma crítica demasiado agressiva...

Quanto à cidade do Porto, enganei-me então, mas foi isso que entendi do texto. Quanto ao que disse sobre o FCP, estava a falar do 1º comentário ao post ;)

Voltando ao inicio, acho que foste demasiado duro. A banda não está propriamente no início, mas também não tem muito tempo, há que ir aprendendo e aperfeiçoar o que fazem. Para além disso, e como referiste no post, o vocalista é novo, pelo que a banda não está no seu melhor momento. Para além disso, também era a primeira vez do roadie (para mim, não foi a decisão mais sensata, mas pronto...) e não fez o trabalho como devia ser (daí a cena das afinações...).

Cumprimentos ;)

Joao Paulo das Neves - LEMON disse...

Sr. Catarino:

Foi com imenso gosto que li o seu comentario a nosso respeito, que de tal, nao tem algum... Lamento que a sua indignação seja tao grande ao ponto de se apresentar como defensor da honra e bom nome de uma banda como os U2. Atitude no minimo pretensiosa e que denota uma grande falta de humildade e bom senso. Deixe lá os Vox`s e as guitarras e os roadies...nao fique abatido ou roido por um sentimento que mais parece inveja do que outra coisa qualquer. Do que tenho ouvido, vocês tambem não são lá grande coisa, mas se tiver tempo, apareca, dê a cara e ensine-nos...deixo-lhe uma nota de correção: FOI A BANDA QUE DECIDIU PARAR COM A ACTUAÇÃO. Atitude que, duvido, tivesse a coragem de tomar, apesar de ir ouvindo dizer que os senhores são uns chatos e que levam as pessoas á exaustão...by the way: prá proxima levarei um barrete na cabeça como faz o seu guitarrista para ver se fico mais parecido com o The Edge, ja que, na sua estrita opiniao, as minhas guitarras não se parecem com nada...divirta-se e toque prá frente Sr. Catarino. Se precisar de cunhas para tocar, telefone ( 91 591 66 99 ) que o nabo deste su novo amigo dá-lhe uma mãozinha. Conselho: arranjem melhor material porque o vosso som esta muito fraquinho. Os temas da banda de Dublin têem mais power e menos circo...rock! Sabe o que é isso? Já ouviu falar?...

Joao Paulo Das Neves - LEMON disse...

Viva Catarino,

Entao não autoriza a publicação do texto que lhe enviei???

É que tive a ideia de publicar o seu no nosso blog...e o devido comentario.

No minimo pouco democrata... :)

Um abraço,

João Paulo Das Neves - LEMON

Anónimo disse...

Sr.Catarino,de facto eu vi 1 video por telemovel e achei horrivel,mas ao vivo será diferente.Mas se diz que viu ao vivo e tem essa opinião,eu não irei vê-los certamente porque + alguem teve esse comentário até com o outro vocalista Paulo F. Sousa.Sou amante dos U2 e NINGUÉM é comparável a eles, nem LEMONPORTUGAL.Veja 1 video dos LEMON Chilenos.É mto bom.Agora aos Portugueses,eles que tentem melhorar e com esforço podem dar certo.Mas pra já desisti do concerto.

Catarino disse...

A demora na publicação dos comentários deveu-se, única e exclusivamente, à falta de disponibilidade para estar sempre em cima dos comentários que vão deixando no meu blogue.

Nos próximos dias darei uma resposta, pessoal como tem sido sempre, ao Sr. João Paulo guitarrista dos Lemon.

JOAO MOURA disse...

SENHORES E SENHORAS , VAO VER AO VIVO
O MEU COMENTARIO A ESSE SENHOR , QUE DEVE SER FABULOSO ,DIREI UM DIA QUE ESTEJA INSPIRADO , OBRIGADO PELAS CRITICAS ...COM UM MES NEM UMA CRIANÇA NASCE ,FALAMOS TODOS DEPOIS...........O PSEUDO LEITOR DE JORNAL ,,JOAOA MOURA

Anónimo disse...

Isto que leio aqui revolta-me um bocado. Não estou a falar do texto do sr João Catarino, mas sim de uma espécie de clima de censura que se gerou à volta. Se, por acaso, o João Catarino tivesse ido ver um concerto dos Snow Patrol ou dos Muse e colocasse aqui uma crítica negativa, será que era viável vir para aqui o Matt Bellamy mostrar-se indignado numa lógica "olha lá, então andas a falar mal de mim?" A lógica, claro está, nunca poderá ser essa, até porque a internet, mais especificamente estes espaços, não serve (bem, não deveria servir) apenas para dizer mal ou dizer bem, mas sim para documentar a nossa opinião e o nosso direito democrático a exercê-la (ainda para mais num blog pessoal).


Tenho algum conhecimento dessas bandas tributo que por aí andam, não só a U2, mas a muitas outras bandas, e até já pude presenciar concertos dos 2U e dos The Fly (ambas bandas muito profissionais e esforçadas, embora pessoalmente ache mais interessante a colagem que os The Fly conseguem). Depois de ver os vídeos disponibilizados aqui do concerto dos Lemon, fiquei parvo...

A indignação que o Sr Catarino quer passar, pelo que me apercebi, não tem absolutamente nada a ver com a qualidade dos músicos dos Lemon. Não me apercebi, pelos vídeos, daquela sensação "estes tipos com algum trabalho ainda chegam lá". O que me apercebi foi "estes tipos, sobretudo o guitarrista, estão a tocar o que lhes apetece por cima de um fundo melódico (palidamente reconhecível na voz) dos U2."

Isso é que, penso eu, revoltou o Sr Catarino e me indigna também a mim. Não sou músico, mas acompanho o mundo da música há muitos anos e claro que ver alguém a fazer o que quer das canções de uma grande banda que adoramos e, ainda por cima, auto-intitular-se de banda TRIBUTO, chateia um bocado. Isso, agravado pela tal postura de vedetismo referida no texto e que não se concretiza em nada que interesse, acaba por resultar nesta indignação do João Catarino. Não sei se essa postura foi assim como o sr. Catarino a refere, até porque não estive nesse concerto, mas isso ajuda a perceber o porquê deste texto. E, de facto, irrita um bocado todo este clima de censura disfarçada, este nacional porreirismo de "epá, é má onda andarem a dizer mal de nós, vocês também não prestam para grande coisa, toma toma...". Não se trata de más nem boas ondas, trata-se de expormos uma opinião, justificando-a com argumentos pertinentes e um léxico apropriado (já agora, sr. João Paulo das Neves, faltam-lhe ambos no seu texto).

Ao sr. João Paulo das Neves: seja homenzinho, aceite as críticas como construtivas, em vez de retaliar numa lógica "olha que a tua banda também não é grande coisa". O melhor que tem a fazer, se quer responder à letra, é ir ver um concerto da banda do sr. Catarino e escrever uma crítica no seu blog. E, quem sabe, fomentar debates e discussões bem interessantes. Pelos textos que já li do sr. Catarino, penso que teria um companheiro de debate justo e democrata.

Uma última nota: sr. João Paulo das Neves, por favor, não diga que é a banda do sr. Catarino que precisa de arranjar bom material. Acaba por cair no ridículo e de soar anedótico. É que eu, enquanto apreciador de música, estou-me nas tintas para o material usado, interessa-me é o resultado final. E o dos The Fly é fabuloso, o dos Lemon é uma tristeza. Digo isto de forma frontal, mas construtiva. Se quiser, algum dia, ter um tributo a U2 digno desse nome, você (sobretudo você) vai ter que trabalhar muito mais a aproximação melódica (nem digo sonora) ao original. Tocar com as mesmas guitarras e os mesmos amplificadores não chega. Mas não me adianto mais, apenas vi os vídeos. Espero, no entanto, que venham a ser uma melhor banda, até porque a cidade do Porto bem o merece.

Cumprimentos,

Vicente Antunes

JOAO MOURA disse...

ainda nao estou inspirado

nao vai faltar muito

BONO JORNAL

Joao Paulo Das Neves disse...

Sr. Vicente:
Não se leve tão a sério. Como diriam os Rolling Stones " I know, it`s only rock`n`roll but I like it"...
Quanto á forma e ao conteudo do que escrevo, se acha "portuguesmente" mal escrito, deixe lá, não leia :)

Um abraço,

JP Das Neves.

Unknown disse...

Olhe,dr.João,retirei o comentário anterior,porque não passou de uma brincadeira...
Percebi que não devia brincar com coisas sérias uma vez que os "tipos" são realmente muito mais do que fraquinhos, são péssimos...
Ainda existem "coisas" destas que ofendem os nossos olhos e ouvidos.
E a música em geral!!!

Anónimo disse...

vi logo que eras mais um dos muitos infelizes doentes!!mouro de merda!!!!!cai real macaco!!!lava bem essa boca esses dedos e essa mente se e que a tens quando pensas n porto....anormal!!!!!!!