2 de janeiro de 2011

Como me soube bem voltar a ouvir Delfins


Qualquer pessoa da minha geração, que goste de música e tenha acompanhado o que se fazia a esse nível em Portugal nas décadas de 80 e 90, foi marcado pelo trabalho dos Delfins. Eu nunca fui propriamente fã, mas gostava, e até os vi várias vezes ao vivo. Nunca me esquecerei de um desses concertos, por Timor e num dos pavilhões antigos do Sporting, em que os Delfins tocaram depois dos Censurados. Já se está a ver no que aquilo deu, depois da actuação da banda punk, em que o público teve o tempo todo aos encontrões e a fazer moche, surge a banda "beta" de Cascais que foi recebida da pior maneira. Eu só me lembro do Miguel Ângelo a partir de certa altura borrifar-se completamente para o que tinha de cantar e ir à ponta do palco ameaçar, com as mãos nos tomates, a malta que lhe estava a atirar latas de cerveja, etc.

Bom, mas gostava dos Delfins, só que nos últimos anos eles não fizeram nada de relevante, talvez por isso tenham acabado, e eu, tal como grande parte dos portugueses, borrifei-me totalmente para eles.

Entretanto, vi na televisão a anunciarem a última edição da banda de Cascais, e não é que fiquei com vontade de comprar aquilo.

Assim, na sexta-feira, fui até à FNAC comprar o "Delfins - 25 Anos, 25 Êxitos, 1 Abraço... Ao vivo Baía de Cascais", composto por 2 CDs e 1 DVD, com o último concerto que a banda deu, no dia 31 de Dezembro de 2009.

Nem imaginam como me soube bem ouvir aqueles temas que já não ouvia há uma série de tempo. Digamos que me fez recuar no tempo. Os Delfins fizeram sem dúvida grandes canções pop, só foi pena eles a certa altura se terem desorientado com o sucesso. Os últimos álbuns são um enorme fiasco.

2 comentários:

peonia disse...

Faz bem recordar, especialmente aquilo que merece. Concordo com a sua apreciação quanto aos Delfins "antigos", depois veio a desagregação, cada um à sua vida.

Unknown disse...

Lembro-me do Miguel Ângelo, em vésperas de um concerto U2 em Lisboa a dizer que até tinha vontade de ir, para ver Kaiser Chiefs. Incrível, dado que ele andou a imitar os gestos do Bono anos a fio...