9 de janeiro de 2011

Resposta aos comentários dos membros dos LEMON

Sobre os comentários deixados aqui pelo guitarrista e vocalista dos LEMON U2 Tribute Band, gostaria de deixar a seguinte mensagem.

O comentário que coloquei no meu blogue foi unicamente pessoal e apesar de ter colocado a informação de que sou baterista dos THE FLY, em todo o texto não se encontra uma única referência ou comparação entre a banda tributo a U2 de que faço parte e a banda do Porto, cidade que adoro. Para além da mensagem ser da minha autoria, coloquei-a no meu blogue, e não no dos THE FLY, tendo também enviado uma cópia para a mailing list da U2Pt também em meu nome.

Ao contrário do Sr. João Paulo das Neves que nunca teve a humildade de nos ver ao vivo, apesar dos 4 concertos que já demos no Porto, eu desloquei-me no domingo à noite, dia 2, ao Hard Rock Cafe com a melhor das intenções e com o único objectivo de matar a curiosidade relativamente a esta banda tributo a U2 que surgiu recentemente. E claro, por ser fã, vibrar com a música daquela que é para mim a melhor banda do planeta.

Assisti ao concerto e no final saí do Hard Rock Cafe com uma opinião, como é natural, que coloquei então no dia seguinte no meu blogue, tendo também enviado uma cópia da mesma para a mailing list da U2Pt. Felizmente que isto não é a Coreia do Norte e que podemos ter e transmitir as nossa opiniões sobre tudo e mais alguma coisa, servindo o blogue, e também neste caso a mailing list da U2Pt, para isso mesmo. Foi uma opinião pessoal e nada mais do que isso, que tentei justificar ao máximo, tendo o cuidado de não entrar na calúnia e na difamação.

Se os fãs dos U2 criticam os próprios U2, então será que as bandas tributo não podem ser criticadas?! Aliás, até acho que a critica, desde que construtiva, é altamente benéfica para qualquer banda, como aliás se percebe dos comentários dos membros dos Lemon, principalmente do vocalista, que depois de terem lido a minha opinião parece estarem agora mais “espicaçados” relativamente ao que vão fazer no futuro.

Em relação às críticas que o Sr. João Paulo das Neves faz aos THE FLY, volto a dizer que ele nunca nos viu ao vivo e que mais parecem vindas de um menino mimado que não gosta de ser criticado. Eu admito perfeitamente que haja muita gente por aí a dizer mal de nós, só tenho pena é que essas críticas não tenham sido feitas directamente à banda, isto porque, como disse atrás, são elas que levam as bandas a evoluir e a crescer. O guitarrista dos Lemon afirma que há pessoas que dizem que nós somos chatos, mas na realidade nunca ninguém nos disse isso na cara. Então de duas uma, ou o Sr. João Paulo das Neves inventou isso, ou então quem lhe disse, disse-o nas costas não tendo coragem para o dizer publicamente, algo que, volto a dizer, não me parece ser a postura correcta.

Tal como disse no comentário ao concerto, apesar de achar que os outros 3 elementos da banda não estiveram bem, acima de tudo destaquei o papel do guitarrista e o que ele faz com as músicas dos U2. Acredito que os outros 3, com trabalho e dedicação, até poderão fazer muito melhor do que aquilo que fizeram, mas com aquele guitarrista, que também me parece ser o líder da banda, não terão, para mim, um grande futuro pela frente. O Sr. João Paulo das Neves tem a lata de destruir por completo as músicas dos U2, tocando coisas que não se assemelham em nada ao que acontece no original. Eles até poderiam dizer e apresentar-se como uma banda que dá umas roupagens diferentes aos temas dos U2, agora dizer que são uma banda tributo para depois o resultado final ser aquilo… isso é que me faz confusão!!! Eu não sou defensor da honra dos U2 e eles nem precisam que alguém os defenda, mas enquanto fã, se tenho o direito de criticar e de dar a minha opinião relativamente aos próprios U2, então porque razão é que não o posso fazer a uma banda tributo?!

Sobre o que disse atrás, relativamente ao que o guitarrista dos Lemon faz com as músicas dos U2, deixo em baixo dois vídeos: o original, ao vivo, e a versão dos Lemon do tema The Fly. Comparem e digam o que acham. Será que o Edge gostaria de ver e ouvir aquilo? Será que os U2 se sentiriam respeitados se vissem isto? (Tirei os vídeos dos LEMON do meu blogue).

Relativamente à ajuda, através de cunhas, disponibilizada pelo Sr. João Paulo das Neves, quero dizer que os THE FLY o que têm conseguido tem sido fruto, única e exclusivamente, de muito esforço, suor, trabalho e um enorme amor pelos U2. É isso que nos move, nada mais. Não precisamos de cunhas para nada, ao contrário dos Lemon que tudo o que têm só pode ser fruto delas. Nós, tal como aconteceu com os U2, queremos conseguir as coisas com mérito, começando por baixo.

O Sr. João Paulo das Neves vem falar em humildade, o que me faz rir depois ter visto a sua atitude no Hard Rock Cafe, e de coragem por terem interrompido o concerto a meio. Esta atitude não revela qualquer espécie de humildade ou coragem, mas sim uma enorme falta de respeito pelo público, por duas razões. Em primeiro lugar, a banda Lemon não se preparou devidamente para esta actuação, se o tivessem feito as coisas tinham corrido de outra forma. Em segundo lugar, os Lemon anunciaram um intervalo, mas depois o que se passou foi que não regressaram ao palco, não dando qualquer satisfação a quem ficou na sala à espera deles. Mais uma vez não respeitaram quem lá estava para os ver. Além de que, como é possível alguém falar em humildade para depois na sua página do Facebook se definir com a frase: “...nothing less than the best!”

Agora, vamos à democracia. O nível da democracia vê-se, em primeiro lugar, através de algo da maior importância… a VERDADE!!!. Na realidade, quem visitar o site dos Lemon não encontra a verdade daquilo que é esta banda. O seu blogue não tem qualquer vídeo, nem áudio, de actuações, para além de que nem anunciaram a mudança de vocalista. A juntar a tudo isso, ainda têm um ficheiro áudio muito duvidoso no canto superior direito. Quem visitar o site dos Lemon, sai de lá como entrou, sem saber o que de facto estes senhores fazem e valem ao vivo. Ao contrário dos THE FLY, que sempre colocaram à disposição de toda a gente vídeos das suas actuações, para além de terem noticiado as duas mudanças de vocalista. É no dizer a verdade que se vê o nível da democracia. A propósito disto, e da questão das cunhas, se a página deles não tem nada que prove o que estes senhores são ao vivo, então como é que terão conseguido os concertos?!

E por aqui me fico, dando um conselho aos outros 3 membros dos Lemon. Se querem ter uma banda tributo a U2 decente, então mudem de guitarrista. Com este não vão lá. Podem perder as cunhas, mas tudo o que conseguirem será por mérito próprio e terão um verdadeiro tributo à banda irlandesa.

U2 SEMPRE!!!


5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns João, pelo post. Acho que foi uma óptima resposta aos comentários pouco inteligentes e infantis do Sr. João Paulo das Neves. Sinceramente até eu, que não percebo grande coisa de música, nada comparado com vocês, achei tão tão horrível que não há palavras para descrever... ainda fico chocada como é que eles não dão conta disto. E para além disso, das poucas capacidades a nível musical, ainda tem pouco carácter. Vocês são adultos ou são crianças? Aceitar uma crítica não é ser-se fraco, é ser-se inteligente! E terem deixado o concerto a meio não foi coragem, foi sim cobardia perante a vossa falta de preparação! Coragem seria terem encarado isso, dizerem isso ao público ao menos... mas fugir com o rabo à seringa nunca foi chamado de coragem, meus senhores!

Sabem que mais? Ponham os olhos nos THE FLY! "Os chatos" tocam mesmo muito bem e, se os U2 os ouvissem, tenho a certeza que nunca olharam para o material que usam, mas para a forma maravilhosa como interpretam as suas músicas! Porque é isso que importa, e vocês não o têm.

Aprender com as críticas e os erros é algo que se faz desde pequeno. É muito triste ver-vos nos vídeos com uma certa idade e depois ler os vossos comentários. Sinceramente...

E quanto ao gorro do guitarrista dos THE FLY, é apenas mais um acréscimo à sua parecença como Edge, que não se deve à vestimenta, mas sim à forma como toca. O Sr. João Paulo das Neves pode usar um também, qualquer dia, mas primeiro tem de aprender a tocar como deve de ser, não queria pôr a carroça à frente dos bois...! Depois de se tocar bem, aí sim se podem juntar gorros, dançarinas do ventre, bandeiras brancas. E assim vai-se melhorando sempre...

E aos “...nothing less than the best!”, quero acrescentar que, já que estamos numa de aprender, deviam ganhar mais calma, sensatez, humildade e, acima de tudo, maturidade. São coisas necessárias para além da música para que se possa fazer um bom tributo aos U2.

Apontem:
-ganhar humildade, sensatez e maturidade
-aprender a interpretar as músicas dos U2 como deve de ser
-Colocar vídeos no site para que possam ver quem realmente são
-Só depois o gorro ;)

Boa sorte! :)

Rufferto disse...

Acho que até acabaste por ser algo brando neste post, mas mesmo assim conseguiste focar os pontos principais. Pessoalmente achei de muito mau tom a postura do guitarrista dos Lemon a oferecer-vos cunhas para conseguirem concertos aqui e ali. Sem dúvida que esse é o modus operandi dos Lemon, mas acho que tem infinitamente mais valor trabalhar para conseguir as coisas, como vocês fazem.

Os The Fly podem ainda demorar algum tempo a chegar ao Hard Rock, mas de certeza que quando lá chegarem não precisarão de terminar o concerto a meio. O Sr. João das Neves não esclareceu se durante o intervalo começou a chover em cima do palco ou se precisaram ir salvar um gato preso em cima de uma árvore, mas teria sido sem dúvida interessante saber a razão pela qual os Lemon decidiram (corajosamente, pelo que consta) terminar o concerto ao intervalo. Sobretudo, acredito que quando os The Fly lá forem serão convidados a regressar, coisa que não estou a ver acontecer com os Lemon.

Joao Paulo Das Neves disse...

Viva Joao Catarino,

A democracia nao se pauta pela coscuvilhice ou mal dizer. Agradeço que de futuro tenha mais que fazer do que ir "cuscar" ao meu Facebook. Toda a gente tem direito ao bom nome e a ver respeitado o seu trabalho. O Senhor está a ir muito para além do que é razoavel. Não alimento mais conversa consigo, visto que não nos conhecemos de lado algum, e aconselho-o, pela idade que julgo ter, a usar de maior tino, juizo e contenção sob pena de cair em descredito ou arcar com outro tipo de consequencias. Quanto ao facto de os ter visto a vivo,está mais uma vez equivocado. Vi, e guardei para mim a minha opinião pois não me pareceu relevante estar a escrever sobre o seu trabalho. Respeito-o.

Conhece por certo a historia de Pedro e o Lobo...

Bem haja,

Joao Paulo das Neves.

Joao Paulo Das Neves disse...

Nota: Só concordo consigo numa coisa - U2 Sempre!

Por isso, e independentemente das diferenças de ponto de vista que temos, aceite um abraço Joao Catarino.

P.S. Tire lá os videos que isso de meter coisas dos outros sem consentimento pode ser ilegal...vá lá, atine!

Anónimo disse...

ISTO SINCERAMENTE PARECE UMA BIRRA ENTRE MENBROS DE BANDAS QUE TRABALHAM EM PROJECTOS SIMILARES, DEIXEM SE DESSAS TRETAS E SIGAM OS VOSSOS CAMINHOS, SEM CRITICAR OS OUTROS!! GANHEM JUIZO E QUANDO AMADURECEREM, CONTINUEM NA VOSSA VIDA APENAS!!!