13 de outubro de 2007

"Fados" de Carlos Saura

No domingo passado, fui ver um filme em relação ao qual criei alguma expectativa. O filme chama-se "Fados" e o seu realizador Carlos Saura, que anteriormente já tinha feito um filme sobre o tango e outro sobre o flamenco. Desta vez, decidiu aventurar-se pelo mundo do fado e digamos que o resultado final é bem interessante, apesar de eu estar à espera de outra coisa. Sinceramente, eu tinha a ideia, ajudada por alguma comunicação social que apresentou o filme de forma errada, de que "Fados" seria uma espera de documentário relacionado com a história, as origens, as influências... do fado e na realidade ele não é nada disso, mas um desfilar de actuações, onde o fado é abordado das mais variadíssimas formas. Eu, como toda a gente, apreciei mais alguns momentos do que outros. Os meus preferidos foram os dois que contam com a presença da Mariza, o do Carlos do Carmo, as imagens pouco vulgares da Amália Rodrigues, o Camané e também uma brilhante desgarrada num clube de fado, penso que não me estou a esquecer de nenhum. Do que não gostei, foi da abordagem hip-hop, um estilo que para mim nem é música nem é nada e que eu não consigo apreciar. Depois, as imagens da Revolução de Abril. Mas que sentido faz colocar num filme que pretende homenagear o fado, imagens de uma revolução que teve como uma das consequências o desaparecimento do fado durante alguns anos em Portugal?!

1 comentário:

Rufferto disse...

São tempos estranhos, em que o hip hop é considerado música e provavelmente é do que mais vende a nível mundial. Enfim, a geração dos nossos pais teve a maluqueira das calças boca-de-sino, a nossa tem esta.