28 de outubro de 2007

Ao que chegou o meu Sporting


"Avé avé avé maria... avé avé cona da tia" cantava eu na Juventude Leonina há uns bons anos atrás quando o Sporting jogou contra o Fátima, num jogo a contar para a Taça de Portugal e em que o Sporting ganhou por 3-2. Agora, o Sporting voltou a encontrar o Fátima, desta vez para a Taça da Liga, mas em vez da vitória tivemos uma derrota e eu desta vez não me dei ao trabalho de ir ver o jogo. A verdade é que desde que aconteceu o que aconteceu com o grande treinador José Peseiro e a sua consequente saída do SCP, que o meu sportinguismo anda um pouco por baixo. Continuo a adquirir todos os anos a Gamebox e a ir a todos os jogos em Alvalade, e também alguns fora nomeadamente ao Jamor quando o Sporting chega à final da Taça, mas a verdade é que actualmente o meu sportinguismo não é suficiente para me convencer a ir ver um jogo de futebol às 19h no Estádio do Restelo, ainda por cima contra o Fátima.

Depois então dessa vergonhosa derrota frente ao Fátima, o Sporting foi perder a Roma e ontem empatou no campo do Nacional da Madeira. Eu só queria ver o que se diria se o treinador fosse outro. Se então o treinador fosse o Peseiro, o homem nesta altura já teria sido fuzilado. Mas com o Paulo Bento nada disso acontece. Na verdade, Paulo Bento tem desfrutado de um ambiente e de um clima que nunca nenhum outro treinador em Portugal teve no passado. Ainda na época passada, houve uma altura do campeonato em que em cinco jornadas o Sporting só ganhou um jogo, mas no entanto nenhum assobio se ouviu ou lenço branco se viu. Agora, o Sporting chega a Novembro numa situação muito negativa e arrisca-se a ficar já a 9 pontos do líder Porto. Nos últimos 4 jogos para o campeonato o Sporting só conquistou uma vitória, na Taça da Liga perdemos com o "poderoso" Fátima e arriscamo-nos a ficar já fora, na Liga dos Campeões parece cada vez menos provável a continuidade nessa competição, ambicionado unicamente a ida à Taça UEFA, através do terceiro lugar no grupo. Mas, apesar de tudo isto, Paulo Bento continua a desfrutar de um excelente ambiente e a contestação é rara. Eu vou dizer algo que já tinha dito antes, não quero que assobiem o Paulo Bento ou que façam com ele aquilo que fizeram com o Peseiro, a única coisa que eu quero é que se tenha com todos os treinadores que passem pelo Sporting o mesmo comportamento que se tem tido com o Paulo Bento. Este até tem tido direito a faixas e estandartes e tudo, coisa raríssima no futebol português.

E porque é que os adeptos do Sporting, e do futebol português no geral, têm este comportamento com o Paulo Bento?! Isto tem muito a ver com a cultura dominante em Portugal desde o 25 de Abril e que está muito ligada principalmente aos comunistas e à esquerda trauliteira no geral. Em Portugal, num lógica mais de terceiro mundo, há muito aquela coisa de se gostar e apoiar líderes que passam a ideia de serem pobrezinhos, com poucos conhecimentos e estudos, com pouco dinheiro, pouco nível, etc. Tem muito a ver com a lógica do coitadinho que existe em Portugal com muita força. Na realidade, Paulo Bento encarna na perfeição esse tipo de líder. Treinador jovem, com pouca cultura, que não sabe falar, não se sabe vestir, etc. Assim, é sem dúvida o líder ideal para este Portugal que ainda mantém muito da lógica terceiro-mundista defendida por uma certa esquerda.

Quando aprece então alguém, como um treinador de futebol, com nível, cultura, que sabe falar, que tem estudos... então é logo apelidado de fascista, snob, arrogante, convencido... Assim, se justifica o porquê de os portugueses com qualidade, nomeadamente no futebol, estarem quase todos no estrangeiro, é que por cá não se valoriza a qualidade, mas sim os coitadinhos sem categoria.

Lembro-me que durante o terceiro e último mandato de Cavaco Silva enquanto primeiro-ministro, quando estava a ser alvo da oposição mais vergonhosa e intolerante de que há memória, liderada pelo então Presidente da República e pseudo-democrata Mário Soares, nessa altura eu dizia que depois do que se estava a fazer ao Cavaco, Portugal tão cedo não voltaria a ter políticos de qualidade. Pelos vistos tinha razão, basta olhar para a actual classe política. Agora também digo o mesmo em relação ao Sporting, quem é que vai querer treinar o Sporting, e mesmo qualquer outro clube português, depois de situações vergonhosas como aquela que aconteceu com o excelente treinador José Peseiro?!

Desculpem o facto de abordar muitas vezes esta situação, mas o que aconteceu com o José Peseiro não pode ser esquecido. São situações como essa que destroiem o nosso futebol a todos os níveis.

4 comentários:

Anónimo disse...

"E porque é que os adeptos do Sporting, e do futebol português no geral, têm este comportamento com o Paulo Bento?! Isto tem muito a ver com a cultura dominante em Portugal desde o 25 de Abril e que está muito ligada principalmente aos comunistas e à esquerda trauliteira no geral."

como sportinguista de direita e não simpatizante do treinador bento, dou-lhe os parabéns. o senhor deve ser um filosofo. entre milhares de blogues e forums sobre futebol ou politica, conseguiu escrever a MAIOR ESTUPIDEZ DA BLOGOSFERA sobre as duas coisas em meia duzia de linhas. em 45 anos de vida a ler e a ver futebol nunca tinha assistido a uma logica como a sua.
alguém que consegue atribuir as culpas aos adeptos e relacionar os maus resultados do clube com os comunas e o 25 de abril, em vez de criticar dirigentes, treinador ou a fraca qualidade dos jogadores, é alguem que não percebe mesmo nada de futebol mas que pode ter grande futuro na comedia. parabéns há muito que não lia nada tão non sense. nem o rui santos faria melhor. obrigado por me ter feito rir.

LEÃO DA ESTRELA disse...

Ou o treinador Paulo Bento estuda mal os adversários e precisa de muito tempo para ler o jogo e tomar decisões ou os jogadores do Sporting estão a fazer-lhe a cama. A verdade é que não é aceitável que uma equipa de futebol profissional, que compete ao mais alto nível na Europa, insista várias vezes no mesmo erro: entrar em campo não para jogar futebol e procurar ganhar, mas apenas para ver como é que as modas vão parar, reagindo tarde e a desoras. Foi assim também com o Nacional da Madeira, equipa que trabalhou para vencer, enquanto o Sporting, triste, lento e permeável, esteve mais de uma hora a ver jogar. Literalmente...
O grande problema é que o plantel do Sporting está transformado numa manta demasiado curta. Uma manta que fica ainda mais curta quando o treinador não confia no plantel que diz ter escolhido.

Rufferto disse...

Eu concordo em parte com isso do Paulo Bento ser mais poupado pelos sócios por transmitir um pouco aquela aura de "homem do povo" tipo Toni, mas também é preciso ver que o Paulo Bento foi até há bem pouco tempo jogador do Sporting e que começou a treinar a equipa principal numa altura em que as coisas estavam bastante atribuladas.

Seja como for, para mim a principal diferença entre a relação dos sócios com o Paulo Bento e com o Peseiro é a imprensa desportiva. O que se escreve nos jornais tem muita influência, tanto assim que há jogadores perfeitamente banais que às vezes são elevados aos píncaros por meia dúzia de jornalistas e que levam boa parte do público atrás. O Peseiro conseguiu levar o Sporting à quase conquista do campeonato e à primeira final da Taça UEFA, mas os jornais tanto criticavam os esquemas tácticos dele e a alegada falta de pulso com o balneário (casos Rochemback e Liedson, por exemplo) que os adeptos que liam isso começavam logo a arrancar os lençóis da cama para levar para o estádio.

Já o Paulo Bento viveu até aqui na santa paz, os maus resultados nunca eram culpa dele, por isso os sócios nunca consideraram sequer a hipótese de o criticar. Contudo agora o Sporting está já a 9 pontos do FCP, e penso que a coisa está a mudar. Ontem o Rui Santos já estava um bocado a mandar abaixo o Paulo Bento, de modo que não me espantará se no próximo jogo começarmos já a ver manifestações de desagrado nas bancadas. O público português é assim mesmo, vai atrás do que dizem os "especialistas" nos jornais e na TV.

Catarino disse...

Sr. Anónimo, eu nunca disse que os comunas e o 25 de Abril eram os responsáveis directos dos maus resultados do Sporting. O que eu disse foi que os comunas e a cultura dominante do pós 25 de Abril são os principais responsáveis por Portugal ter um povo, na sua grande maioria, com pouca cultura e pouca educação e como é óbvio isso depois reflecte-se no próprio futebol. Os adeptos portugueses são o reflexo da sociedade portuguesa, sem dúvida uma das mais incultas de toda a Europa.
Essa ignorância do povo é arrastada para o futebol, que acaba por sofrer directamente e por ser fortemente prejudicado pela ignorância do povo. O senhor queixa-se dos dirigentes, treinadores e jogadores. Então, mas os dirigentes são eleitos por quem? Quem é que votou nos populistas e aldrabões Jorge Gonçalves e Sousa Cintra? Em relação aos treinadores, têm passado pelo Sporting excelentes treinadores, com provas dadas mas infelizmente só em outros clubes, mas no clube do leão são na sua grande maioria perseguidos e vítimas de atitudes vergonhosas por parte dos adeptos. Carlos Queirós, Bölöni e Peseiro são só três exemplos de excelentes treinadores que foram literalmente corridos ao pontapé do Sporting e com óbvia influência dos adeptos nessas saídas. Portanto, bons treinadores tem tido o Sporting, o problema é que são muito maltratados no clube de Alvalade, o mesmo se passando com os jogadores. Houve jogadores de grande classe a passar pelo clube leonino e que foram vítimas também eles da parvalheira dos adeptos. Só para dar um exemplo, o Peter Schmeichel, que se fartou disto e mal acabou o contrato pirou-se logo daqui.
Claro que o que acontece com o Sporting, acontece com todos os outros clubes portugueses, no Benfica acho que ainda é pior, porque como já disse atrás tudo isto é um reflexo da ignorância do povo português, a única excepção é o Porto que tem um Presidente com muita força e que protege como ninguém os seus jogadores e treinadores.
Lembrei-me agora de mais uma coisa. Quando se falou na possibilidade do Mourinho ir para Alvalade, nessa altura ouviram-se vários adeptos do Sporting a disser que não queriam lá esse arrogante e antipático, hoje todos podemos imaginar o que o Sporting teria ganho com o Mourinho enquanto treinador.