22 de setembro de 2007

Sporting - Manchester United


Se por um lado gosto de fazer as minhas críticas duras a algumas questões que não me agradam no futebol português, por outro lado também gosto de elogiar e de destacar certas situações que eu considero muito boas e altamente positivas para o nosso futebol. O Sporting perdeu em casa com o Manchester United, foi um jogo equilibrado e ganhou a equipa com melhores jogadores. Mas, desse jogo, sem dúvida que há a destacar um momento que eu considerei verdadeiramente arrepiante. Estou a falar de quando o Cristiano Ronaldo marcou o golo e depois de se ter virado para o público, como que a pedir desculpa por o ter marcado, este respondeu com uma enorme salva de palmas. Foi muito bonito e uma verdadeira raridade. Eu, que fui um dos que aplaudiu com muita força, tanto nesse momento como depois quando foi substituído, penso que tudo isto foi mais do que merecido, apesar de ter sido Ronaldo a ditar a derrota do Sporting. Ronaldo é actualmente o melhor jogador do mundo e para um sportinguista é altamente gratificante saber que esse jogador se formou no Sporting e que muito deve a esse clube. O Ronaldo acaba indirectamente por promover o nome do grande clube que é o Sporting Clube de Portugal.

Quando cheguei a casa, ainda consegui ouvir as excepcionais palavras do treinador Carlos Queirós. É deste tipo de treinador que eu gosto, educação, cultura, saber falar e comunicar, muitos conhecimentos. Queirós, Peseiro e Mourinho, são para mim os melhores treinadores portugueses. E só para se perceber a diferença entre um Queirós e um Scolari mete nojo, Queirós durante a entrevista mencionou os nomes de quase todos os jogadores do Sporting, e tem vários jogos numa semana, o brasileiro tem jogos de tantos em tantos meses e não faz a mínima ideia de como se chamam os jogadores das equipas adversárias de Portugal, é o calvo, é o grandalhão.

Aproveitando para voltar a falar nesse indivíduo que treina a nossa selecção, penso que é vergonhosa a forma como ele está agarrado ao tacho. Eu bem sei que ela tem uma vida invejável, trabalha pouco, jogos de tanto em tanto tempo e nem se dá ao trabalho de ir aos estádios ver os jogos dos clubes onde jogam portugueses e de estudar as equipas adversárias de Portugal, tem um ordenadão do caraças, não vive “nessa merda que é o Brasil”, enfim tem a vida perfeita. Mas, penso que tudo tem um limite e esse tipo devia de ter um pouca de vergonha na cara e pedir a demissão. Mas nem toda a gente tem a dignidade suficiente para tomar uma atitude dessas.

1 comentário:

Royce Gracie disse...

Esses momentos do golo e substituição do Ronaldo claro que me trouxeram à memória aquele jogo que o Rui Costa fez na antiga Catedral com a camisola da Fiorentina. Muito mais importante que o resultado de um jogo amigável foi ver o amor que o Rui Costa tinha e tem pelo Benfica, tanto assim que até chorou de comoção. Nestes tempos do futebol de milhões em que vivemos, é sempre de realçar quando os jogadores mostram que também são seres humanos e que não se esquecem de onde vieram.