30 de setembro de 2007

Eleições directas do PSD


Fiquei muito surpreendido com a vitória do Filipe Menezes nas eleições directas do PSD. Não estava mesmo nada à espera. Considerava que o Marques Mendes tinha a coisa controlada.

O PSD de Marques Mendes foi de facto muito pobre a todos os níveis. Tudo bem que a vida dela não era fácil, um governo socialista de maioria absoluta, a memória recente dos governos de Durão Barroso e de Santana Lopes. Tudo isto fez com que a missão de Marques Mendes na oposição não fosse na realidade nada fácil. Mas, a verdade é que ele podia ter feito muito melhor do que aquilo que fez. O PS, apesar de várias medidas muito impopulares, manteve-se sempre nas sondagens com ou perto da maioria absoluta, enquanto o PSD não subia, ficando sempre a uma longa distância dos socialistas. Depois, o PSD tornou-se um partido com pouco carisma e pouca vida. A monotonia estava instalada no partido. A derrota em 2009 era uma coisa mais do que certa. Penso que foi tudo isto que levou os militantes a votar em Filipe Menezes, com Marques Mendes já sabiam a bela porcaria em que se transformara o PSD, então vamos lá ver como é que as coisas serão com o outro candidato.

Sem dúvida que com o Filipe Menezes a liderar a oposição vai haver mais espectáculo televisivo e mais circo, mas penso que não foi de facto a melhor solução para o PSD. O Marques Mendes era fraco, mas era o mal menor. Para mim, o Filipe Menezes e a sua conversa faz-me lembrar a América Latina, nomeadamente através do seu discurso demagógico numa de saúde de borla para todos etc..

Bom, então o sistema partidário português agora fica com os dois principais partidos organizados da seguinte maneira, à esquerda está o Partido Socialista que fecha maternidades e escolas, à direita está o PSD a defender a saúde e educação para todos. Estou todo baralhado das ideias. Então mas não é a esquerda que costuma ter esse discurso demagógico?! Que grande confusão!

1 comentário:

Rufferto disse...

Nisto da política o que mais conta é o carisma. O Marques Mendes é uma fraca figura, totalmente incapaz de mobilizar uma assistência, enquanto que o Menezes sempre tem aquele jeito a lembrar um pouco o Valentim Loureiro, que para o melhor e para o pior sempre vai mexendo com o pessoal.

Eu penso que o Menezes acabará por ser um líder de transição, mas para isso é preciso que apareça alguém com carisma disposto a disputar com ele a liderança. O Santana está agora em grande com aquela situação na SIC Notícias, não me admirava se ele estivesse agora a considerar a possibilidade de voltar à ribalta.