13 de setembro de 2007

Para mim a selecção acabou 2 e a atitude vergonhosa de Scolari.


Apesar de na altura da convocatória do Pepe ter dito que para mim a selecção tinha acabado, ontem lá fui a Alvalade ver o jogo e levei comigo o cachecol, o boné e a bandeira de Portugal. A verdade é que se dependesse de mim, eu não iria a Alvalade ver o "Brasil B", mas o meu pai lá teve a iniciativa de comprar dois bilhetes para o jogo e eu como é óbvio aceitei, acima de tudo porque gosto muito de futebol e iria ver um jogo que prometia ser competitivo e com bons jogadores em campo.

A verdade é que vim de Alvalade com a ideia da selecção ter acabado para mim ainda mais reforçada.

Portugal de facto não jogou bem, desde os finais dos anos 80 que não via a selecção a jogar tão mal e a praticar um futebol tão miserável. Mas, claro que não é por isso que me deixo de interessar pela selecção, apesar de já não ter muita paciência para as atitudes do Cristiano Ronaldo cada vez que um lance lhe corre mal. Aquela coisa de começar a lamentar-se a e a olhar para o céu, faz-me pensar que ele sabe que está a ser filmado no momento e o objectivo é que as meninas tenham pena dele.

Bom, mas vamos ao que interessa. Em primeiro lugar há muito tempo que noto que o ambiente nos jogos da selecção é algo que mais parece vir do terceiro mundo. Grande parte das pessoas que vão aos jogos da selecção, são pessoas que não estão habituadas a ir ao futebol e se grande parte dos adeptos portugueses que normalmente vão à bola já são um pouco para o ridículo, então o que dizer desta gente que tem um comportamento completamente estúpido nos jogos da selecção. Basicamente, estão o jogo todo a assobiar, assobiam tudo e todos e criam um ambiente negativo durante todo o jogo. Depois, atitudes como assobiar os jogadores da sua equipa, nomeadamente o Nuno Gomes quando este foi substituído, é algo que eu considero inaceitável. Depois, é a mudança de atitude para com os treinadores, muitos dos que diziam que o Scolari era o maior e que era o Filipão, ontem lá apareceram a assobiar e a dizer mal do homem.

Bom, mas o que de facto marcou o jogo de ontem foi a vergonhosa agressão do Scolari a um jogador sérvio. O país ficou muito mal visto por causa da atitude de Scolari. Este senhor chegou a Portugal com toda aquela conversa típica... muitos teatrinhos, muitas palavrinhas bonitas e carinhosas, e o nosso povo infelizmente foi na conversa. Eu nunca gostei do Scolari e parece que tinha razão. O homem chegou ao nosso país e ao longo destes anos teve sempre uma postura arrogante para com todos, nunca aceitando a crítica de ninguém. Chegou inclusive a difamar e a injuriar certos portugueses, só porque o tinham criticado. Depois, a intolerância revelada por ele perante a crítica, leva-me a pensar que o melhor seria o Scolari ir treinar a selecção de Cuba ou da Coreia do Norte. Ontem Scolari decidiu então tirar a máscara e mostrar ao mundo o que realmente é e proporcionou um momento que eu nunca tinha visto em toda a minha vida. Um seleccionador a dar um soco num jogador da equipa adversária é uma enorme vergonha, acima de tudo, neste caso, para o nosso Portugal. Pior que o soco ainda foi o facto de depois não ter assumido o erro e não ter pedido desculpas. Não, decidiu então recorrer à mentira, dizendo que não tinha agredido ninguém, pensando talvez que nenhuma câmara da televisão tivesse captado o momento. E começou com o seu típico discurso, dizendo que o jogador da Sérvia queria agredir o "minino" Quaresma. Ai que eu tenho tanta pena do Scolari e do Quaresma. E ainda pior é quando começa a justificar a sua atitude com a arbitragem, que nem foi assim tão má como isso e não foi a razão do mau resultado de Portugal, e com outras situações normalíssimas no futebol. Bom, se cada vez que algum treinador se sentisse prejudicado pela arbitragem começasse aos murros, então os nossos jogos de futebol se transformariam todos em combates de boxe. Até mesmo esta coisa de responsabilizar os árbitros por parte dos treinadores é algo que deve acabar quanto antes em Portugal, é que isso só contribui para que os adeptos continuem a ir para os estádios assobiar todas as decisões do árbitro, as que são contra a sua equipa e as que são a favor é porque não mostrou o amarelo e se mostrou o amarelo é porque não mostrou o vermelho...

Perante a atitude vergonhosa de Scolari, penso que a única solução é o seu despedimento. Só espero que o meu Sporting não se lembre de um dia ir buscar este gajo.

1 comentário:

Royce Gracie disse...

Compreendo a tua posição, que acho que foi bem justificada, mas eu continuo a achar que o Scolari deve permanecer em funções até ao final do Euro 2008, altura em que já anunciou que vai sair. Também não gostei nada da exibição de Portugal, daquela falta de fair-play no fim e do ridículo que é ter um seleccionar a tentar dar um murro num jogador adversário, mas vamos por partes:

- A qualificação está numa fase absolutamente crucial. Fruto de todos estes empates e da derrota na Polónia, temos obrigatoriamente que ganhar os 4 encontros que faltam. Se agora viesse um novo seleccionador e calhasse um desses jogos correr mal e não nos conseguirmos apurar para o Euro 2008, esse seleccionador ficava automaticamente queimado.

- A missão do Scolari é fazer um grande Euro 2008, a forma como Portugal se consegue qualificar é secundária. É óbvio que eu gostava de ver Portugal já apurado só com vitórias, mas isso não serviria para nada se depois no Euro fôssemos eliminado logo na fase de grupos. Em 2002 Portugal fez um grande apuramento, chegou até a ganhar 2-0 na Holanda, mas depois na Coreia foi a vergonha que todos sabemos. Também antes do Euro 2004 levámos 3-0 da Espanha num amigável, mas depois quando foi a doer vencêmo-los por 1-0 e eliminámo-los do torneio. Se o Scolari conseguir colocar Portugal na fase final do Euro e passar a fase de grupos, já ninguém se vai lembrar de como foi difícil lá chegar.

- A Selecção está a jogar de uma forma atroz, sem qualquer fio de jogo, sem pressão, sem desmarcações, sem empenho, etc. Ainda assim é preciso ver que o campeonato só agora começou, os jogadores ainda não estão em forma, e por exemplo o Cristiano Ronaldo veio de uma suspensão de 3 jogos em Inglaterra. É de esperar que para os dois jogos em Outubro Portugal já apresente outra disponibilidade e outro futebol.

- A agressão do Scolari foi um momento muito feio, mas não o vamos agora crucificar por isso. Quando o Zidane deu a cabeçada no Materazzi a FIFA não pôde castigar só o menino lindo francês, teve também de castigar o italiano por o ter provocado. Agora é evidente que o jogador sérvio insultou o Scolari, mas de certeza que não lhe vai acontecer nada. Enfim, é claro que a provocação não justifica o murro, e sobretudo o Scolari já tem idade para ter juízo, mas quem nunca perdeu a cabeça por um momento e fez algo que normalmente não faria que atire a primeira pedra. O Scolari deve ser castigado, mas acho que isto não é motivo para o seu despedimento.

Dito isto, é de esperar que nos próximos jogos já tenhamos 2 brasileiros na equipa, e isso é que me está a desmotivar mais.