20 de janeiro de 2008

Os filmes que ando a ver

Esta semana fui ver o último filme de Manoel de Oliveira. Um filme que tem como título "Cristóvão Colombo - O Enigma". Foi talvez o quinto filme que vi deste realizador português e neste caso o que me puxou para o ir ver foi o facto de o mesmo ter como base a História de Portugal, nomeadamente a época dos descobrimentos. Sem dúvida que o ponto forte dos filmes deste realizador são os planos que cria, mas ao ver o filme, por vezes até ficamos com a sensação de que o mesmo foi feito por crianças, de tão básico e simples que é. Sinceramente, acho que não podemos comparar o cinema do Manoel de Oliveira com o restante, é um estilo muito próprio de se fazer um filme, em que o mais importante é sem dúvida fazer arte... à maneira dele claro!

O próximo filme a ver, é o novo de Woody Allen. Um realizador que eu adoro e que nos últimos filmes têm vindo a optar por filmar naquela que eu considero ser a cidade mais fascinantes de todo o mundo.

1 comentário:

Rufferto disse...

O Manoel de Oliveira nunca me convenceu por aí além... era um péssimo actor n'"A Canção de Lisboa" e como realizador acho que faz filmes bastante estranhos. Gostos são gostos, e sei que muito boa gente considera o homem um realizador genial, mas eu confesso que (pelo menos por enquanto) não me incluo nesse grupo.