13 de janeiro de 2008

A Lei do Tabaco


Finalmente, foi colocada em prática em Portugal uma lei que já há muito tempo vigorava noutros países. Lembro-me que quando fui a Nova Iorque em 1996, uma das coisas que se surpreendeu lá foi o facto de as pessoas só poderem mesmo fumar na rua. Aos poucos essa lei foi adaptada pelos países europeus e agora finalmente chegou a Portugal.

Triste é a conversa do costume, desta vez de quem fuma, que vêm logo a falar de fascismo e de perseguição. Sem dúvida que em Portugal nada se pode fazer ou decidir, porque quem o fizer é logo conotado com fantasmas ridículos e falsos relacionados com o passado recente de Portugal. Mas também digo que este governo só avançou com esta lei porque foi pressionado pela União Europeia para o fazer, porque se tal não acontecesse não tenho a mínima dúvida de que esta lei nunca entraria em vigor.

Sou completamente defensor desta nova lei. Acho uma vergonha que o vício de alguém prejudique a saúde de terceiros. É ridículo que os fumadores falem de si como se fossem uma raça ou uma determinada orientação sexual. Por favor, estamos a falar de um simples vício, mais nada do que isso. Se um dia proibirem os negros de entrarem nos restaurantes, isso sim, seria uma enorme vergonha e com o qual eu não concordaria, agora proibir os fumadores de fumar em locais fechados é completamente diferente de proibir alguém de entrar onde quer que seja pela cor ou pela orientação sexual.

Acho que um vício não pode servir de desculpa para prejudicar os outros.

1 comentário:

Rufferto disse...

Acho que o problema aqui é que toda esta campanha para acabar com o tabaco não tem reflexos noutras áreas. Eu também não gostava muito de levar com fumo de cigarros quando estava em restaurantes ou de voltar a casa com a roupa toda a cheirar a tabaco, mas por exemplo também não gosto nada de levar com a fumarada dos carros ou de ver Lisboa no estado de degradação a que chegou, mas aí ninguém faz nada. Numa altura em que se fala de vender a cadeia em cima do Parque Eduardo VII, já que esses terrenos são muito valiosos, não consigo deixar de pensar se não podiam começar por reabilitar (em muitos casos demolir e construir de novo) todos os prédios inabitáveis que temos em Lisboa, muitos dos quais em partes históricas.

É aquela, doravante já não vou ter de levar com fumo de tabaco em locais públicos, e acho isso muito bem, mas para mim essa era uma questão menor em comparação com outras que existem. E se há tantas campanhas anti-tabagismo, o certo é que não vejo campanhas para curar outros males da nossa sociedade.