13 de janeiro de 2008

A desgraça a que chegou o Sporting


Pouco há a dizer em relação ao estado miserável a que chegou o meu clube.

Falido e sem dinheiro para nada, vai conseguindo tapar alguns buracos à conta da venda de património. O problema é que essa venda fez com que o Sporting se tenha transformado num clube quase sem nada. Por este andar estou a ver que qualquer dia vamos ter que alugar um estádio para realizar os nossos jogos.

Na verdade o Sporting tem sido muito mal gerido e por isso a diferença do clube leonino para o Porto é tão grande. Cá em Portugal há muito a mania de se começar a difamar e a inventar coisas de quem faz obra, não existindo a humildade de assumir que há pessoas no nosso país que têm qualidade e que são de facto boas naquilo que fazem. Uma delas é sem dúvida o Sr. Pinto da Costa, que pode não ser nenhum santo, mas a verdade é que o Porto que era o terceiro maior clube português, um clube regional e sem qualquer projecção internacional, foi transformado pelo dito senhor no clube número 1 de Portugal, num dos melhores da Europa e num clube com adeptos em todo o país. Hoje a superioridade do Porto em relação aos dois grandes de Lisboa é enorme e está na altura de acabar com a ideia ridícula de que o Pinto da Costa compra os árbitros. Uma ideia infantil e que enquanto lagartos e lampiões usarem-na como desculpa para os maus resultados, nunca irão a parte alguma.

Falando só de futebol, a equipa do Sporting está a um nível como nunca vi. Derrotas atrás de derrotas, desmotivação total, péssimas exibições, jogadores sem qualidade... Para mim, a grande responsabilidade é do treinador Paulo Bento. Tudo bem que não há dinheiro para grandes contratações, mas acho que isso não justifica o facto do clube leonino ter chegado tão baixo. Sempre achei que o Paulo Bento não é treinador para o Sporting, não tem cultura nem conhecimentos para um clube que luta pelo título e em várias frentes. Mas, lá está, a direcção do clube mantêm-no porque se trata de uma solução muito barata, o ordenado de Paulo Bento é baixo comparando com o de outros treinadores. Volto a repetir que os adeptos do Sporting têm uma enorme quota parte de responsabilidade pelo estado a que chegou o clube. Correram com um treinador de enorme qualidade como é o José Peseiro, que se encontra a fazer uma época muito boa na Grécia, e agora nada dizem de um treinador sem qualidade e que afundou a equipa de futebol.

Sinceramente, parece-me que os próximos tempos do Sporting não serão grande coisa. Acho que a crise é para se manter. Só uma verdadeira revolução é que poderá fazer com que o Sporting volte a ser aquilo que já foi no passado. Agora assim não vamos lá! Ao menos que ganhem hoje à Académica.

1 comentário:

Rufferto disse...

Eu continuo a dizer que a situação do Benfica é pior que a do Sporting. Mesmo que vocês por alguma calamidade voltassem a perder hoje (o que não acredito), continuariam apenas a 3 pontos do Benfica, com a vantagem de jogarem em casa com Porto e Benfica na segunda volta, enquanto que o SLB joga contra Sporting e Porto fora. Fora isso estão ambos na Taça UEFA e Taça de Portugal, mas o Sporting está praticamente na final da Taça da Liga e o Benfica até aí conseguiu ser corrido.

Para mim o desânimo é total, daí preferir que o outrora Glorioso acabe de vez, que é para ao menos se pôr um fim a estas humilhações constantes. E o Camacho depois de ter sido estúpido ao ponto de aceitar voltar ao Benfica nestas condições ficou completamente queimado, daqui para a frente ainda há-de disputar lugares de treinador com o Artur Jorge.