1 de novembro de 2007

A Luta Continua


Ontem, tivemos o regresso do excepcional Jel à televisão portuguesa, com novos programas e sem ser através de repetições. Para mim, actualmente o programa "Vai Tudo Abaixo" é sem dúvida o melhor a passar na televisão portuguesa. Mas, o que tivemos ontem não foi o regresso do "Vai Tudo Abaixo" mas só de duas personagens que compõem esse programa, o Neto e o Falâncio, os designados Homens da Luta. O programa chama-se então "A Luta Continua" e resume-se unicamente a essas duas personagens. De início, fiquei um pouco aborrecido, todas ou quase todas as personagens criadas por Jel são verdadeiramente geniais, mas a verdade é que me fartei de rir, ainda hoje me rio quando me lembro das cenas, tanto ou quase tanto como quando vejo um VTA. Estas personagens dos Homens da Luta pretendem acima de tudo ridicularizar os tais indivíduos da esquerda trauliteira que são uma coisa na teoria e outra totalmente oposta na prática, para além de servir para se dizerem uma série de verdades. Do programa de ontem também há a destacar o comportamento do nosso Presidente da República que perante a chegada do Neto e do Falâncio, de uma forma simpática foi ter com o Neto, cumprimento-o, riu-se com eles e ainda lhes bateu palmas. Uma prova de tolerância democrática a todos os níveis e leva-me a pensar como é possível haver indivíduos que dizem que Cavaco Silva é um fascista e um ditador. Enfim, e depois admirem-se do estado em que está o país, enquanto houver gente dessa que chama fascista a tudo o que não é de esquerda, Portugal não irá a parte alguma.

Deixo-vos com uma compilação daquele que foi o melhor momento da segunda série do "Vai Tudo Abaixo", Neto e Falâncio a meterem-se com os candidatos, ou parte deles, às eleições intercalares para Lisboa. Sem dúvida um hino à verdadeira liberdade.




1 comentário:

Rufferto disse...

Eu gostava muito do "Vai Tudo Abaixo", mas confesso que a estreia deste "A Luta Continua" desiludiu-me um bocado. Os Homens da Luta são grandes personagens, mas também adorava o Ruce, o Reco e o Black Skin, já para não falar do José Manso, e agora de um momento para o outro vejo-me privado deles.

Além disso isto dos Homens da Luta tem um problema que já era de prever: com o aumento da sua popularidade, o pessoal com quem eles interagem já os conhece e perde-se um bocado aquele espírito inicial. Ontem já se viu montes de povo a cantar o "kiriki", a rir, a ir atrás deles, etc. Não sei, mas acho muito estranho esta opção de passar de vários personagens para apenas dois. Vamos a ver como estão os próximos programas.