25 de novembro de 2007

Até quando vamos ter de aturar este tipo?


Portugal lá se qualificou para o Euro 2008. Sinceramente, não fiquei assim tão contente como isso. Em primeiro lugar, se há coisa que em Portugal cada vez me fascina menos é o futebol. Este, enquanto espectáculo e festa, em Portugal é algo que roça a estupidez e a parvalheira e é sem dúvida um espectáculo de qualidade muito duvidosa. Há pessoas que justificam isso com o facto do país ser pobre, mas para mim acima de tudo é uma questão cultural. Desde os adeptos aos dirigentes, passando pelos treinadores, todos abordam o espectáculo futebol de uma forma que eu considero errada.

Mas, em relação à Selecção Nacional a coisa ainda é mais grave. Primeiro, o facto desta ter cada vez menos portugueses e mais africanos e brasileiros. Se é para isto, então que se acabem com as selecções nacionais. Depois, a comandar a nossa selecção está um indivíduo que eu tenho alguma dificuldade em tolerar. Tudo bem que em Portugal a comunicação social é chata e aborrece, por vezes até chega a difamar, tudo e todos, mas vir alguém e dizer que a ele ninguém pode criticar ou fazer uma pergunta mais polémica, isso é que de facto não me parece lá muito correcto. Em Portugal todos são vítimas da comunicação social, então porque é o Scolari não o haveria também de o ser?! O problema desse indivíduo é o facto de se sentir superior a todos os portugueses e de ter imensas dificuldades em conviver com uma sociedade democrática da Europa Ocidental. O que os jornalistas fazem com o Scolari, fazem-no também com os outros treinadores, com políticos, etc.. Ninguém se livra deles. Então, quem é que o Scolari pensa que é para não aceitar criticas ou perguntas complicadas?! E depois ainda se arma em vítima. Detesto indivíduos arrogantes e ditadores e que depois gostam de assumir uma postura de se vitimizarem para todos terem pena dele, algo que o Scolari faz muito bem e que os portugueses se deixam levar com muita facilidade. E ainda teve a lata, talvez por vir do terceiro mundo, de vir dizer que os portugueses não o apoiaram quando deu um soco num jogador da equipa adversária. Enfim, nem há palavras para o comportamento deste senhor. Depois vem afirmar que faz muito por Portugal, enfim ele é só um treinador de futebol, deve-se julgar mais importante que o Presidente da República ou do que o Primeiro-Ministro, então mas ele não é pago, e muito bem pago, para defender os interesses de Portugal ao nível da sua selecção de futebol?! O nosso país tem milhões de pessoas a receberem ordenados da tanga, mas nem por isso se livram da pressão e por vezes de situações complicadas em termos profissionais, então porque é que o Scolari que é tão bem pago, não tem de passar também por situações complicadas?!

Por isso, na realidade estou-me completamente nas tintas para o que Portugal fará no Euro 2008.

E para o Scolari, aconselho a selecção da Venezuela.

1 comentário:

Rufferto disse...

Eu sou apoiante do Scolari, que ainda ninguém conseguiu para Portugal os resultados que ele obteve, mas tenho de concordar em absoluto com o que escreveste. O Scolari ganha muito bem e o que os jornalistas lhe fizeram não é mais do que o que fazem a muitos outros treinadores, políticos e seja lá o que for. O Scolari tinha mais era que ter mantido a calma e continuar a sua análise ao jogo, ainda para mais sendo esse o jogo em que ele regressou de uma suspensão justamente por se descontrolar emocionalmente.

Já agora, a foto foi muito bem escolhida, e se viste o Gato Fedorento esta semana por certo também deves ter gostado dos sketches em que entrava o Scolari. O meu medo (para não dizer "terror") no meio disto tudo é que o Fernando Santos está em oitavo lugar no campeonato da Grécia, e quando o Scolari sair no final do Euro 2008 é muito possível que ele seja um treinador livre e que seja convidado para o lugar. Isto pode parecer absurdo (e é), mas o certo é que Porto, Sporting e Benfica já caíram na esparrela, por isso não será de estranhar assim tanto se a Selecção Nacional fizer o mesmo.