22 de junho de 2008

Com a UTIL no norte de Portugal e na Galiza



Na segunda, terça e quarta da semana passada, estive no norte do país e na Galiza com a UTIL. Foram três dias muito bem passados, apesar de achar que preferia não ter regressado a Espanha tão cedo.

Em Braga pude recordar as vezes que já lá tinha estado antes, a última das quais em 2004 para ver um concerto das Corrs, no dia a seguir iria a Vilar de Mouros ver os Cure, e isso levou-me a pensar que se dessa vez alguém me dissesse que daí a 4 anos estaria lá novamente nas circunstâncias em que fui agora, eu acho que não iria acreditar. A vida dá mesmo muitas voltas.

Já não ia há muito tempo a Santiago de Compostela e foi com prazer que lá voltei. A visita guiada foi excepcional e incluiu locais, nomeadamente um mercado, que penso nunca ter visitado no passado.

Esta excursão teve a particularidade de passar por uma zona muito pouco visitada. Monforte de Lemos é bem interessante e localiza-se numa zona da Galiza bem bonita, com mosteiros bem escondidos que quando descobertos nos deixam de boca aberta.

Em Vigo, paragem na zona da praia. Apesar de já lá ter ido várias vezes, a última das quais em 1998 para um concerto dos Rolling Stones no estádio onde o Benfica uma vez levou sete golos, nunca tinha ido à zona das praias. Esta faz lembrar a zona do Estoril, mas a de Vigo tem mais condições e é mais completa a todos os níveis.

Ao Porto fui muitas vezes meio a correr e de passagem, mas em 2006 quando lá fui ver os Rolling Stones aproveitei para ficar uns dias e assim conhecer bem a cidade. É uma cidade feia e muito degradada, mas não deixa de ter uma magia especial. Desta vez a passagem resumiu-se a um almoço na Ribeira e, e isso é que foi inédito para mim, uma ida a Vila Nova de Gaia para se visitar uma Cave. Mas melhor do que saber tudo e mais alguma coisa sobre aquela marca de vinhos do Porto, é ver esta cidade a partir do outro lado do rio. Verdadeiramente deslumbrante!

Foi muito bom, só é pena que o desporto preferido de alguns portugueses continue a ser o de criticar e o de pôr defeitos em tudo e mais alguma coisa. Se essas pessoas fossem tão exigentes para com elas como são para os outros, de certeza que o país seria muito mais desenvolvido do que aquilo que é hoje. Enfim, felizmente que a grande maioria das pessoas não se enquadra nesse tipo de desporto.

De destacar o facto de ter tido tratamento VIP nos dois hotéis em que ficámos e assim ter ficado sozinho em quartos enormes, já fiquei em quartos para três pessoas bem mais pequenos do que estes, e com camas do tamanho de duas ou três camas de casal juntas.

3 comentários:

Rufferto disse...

A viagem deve ter sido bem interessante, realmente só é pena algum pessoal que faz pouco mas critica muito. O Nuno Markl fez um personagem desse género nos Contemporâneos, mas escusado será dizer que saiu péssimo e mais parece um atrasadinho que uma dessas pessoas.

Só me perdi um pouco foi quando falaste de um sítio chamado Vigo. Não faço a mais pequena ideia do que isso seja, nunca ouvi falar de tal coisa.

peonia disse...

Gostei de saber notícias do passeio...
E só tenho pena de não ter revisto o Porto, a partir de Vila Nova de Gaia... e a Galiza, tão semelhante e, simultaneamente, tão diferente de nós!

Caixinha disse...

Integrei o mesmo passeio e concordo que foi optimo. Apreciei tudo, até mesmo as alterações ao programa que acho que o enriqueceu em vez do contrário.