19 de dezembro de 2007

Cimeira Europa-África


Realizou-se recentemente em Lisboa uma Cimeira entre a Europa e a África. E ainda bem que a mesma se realizou, porque assim todos ficam a perceber porque é que África está na miséria em que está e também revela-se a hipocrisia dos líderes europeus. Estes, de uma forma demagógica, gostam muito de falar em direitos humanos e dizem-se muito preocupados com a fome em África, mas a verdade é que pactuam com essa miséria e fazem sem dúvida parte do problema. Para os líderes europeus, a única coisa que lhes interessa em África é a parte económica, são as negociatas a partir das quais podem ganhar mais uns milhões. Só isso lhes interessa nas relações com aquele continente, por isso é com naturalidade que os vemos a conviver e a negociar com líderes africanos que são uns autênticos ditadores sanguinários e que vivem numa enorme riqueza enquanto o seu povo passa fome e vive sem um mínimo de dignidade. Mas, para os políticos europeus nada disso importa, o que interessa são as tais relações económicas. Assim, acabam por pactuar com regimes que se borrifam completamente para os direitos humanos, acabando por os legitimar e os manter no poder.

A fome em África deve-se, acima de tudo, à classe política africana, que é altamente corrupta e sem educação ou valores democráticos e de defesa dos direitos humanos. Depois, os políticos europeus têm também de ser responsabilizados, porque pactuam e protegem essa gente em nome de interesses económicos. Assim, com políticos corruptos em África e líderes europeus feitos com eles, África continuará a ser um continente perseguido pela fome e pela miséria.

É uma vergonha o que certos líderes africanos fazem enquanto o seu povo passa fome. Ainda agora na cimeira de Lisboa, vieram para cá com grandes comitivas, tudo no maior dos luxos, e as senhoras foram para as lojas mais caras e mais finas gastar à grande, dinheiro talvez vindo da Europa para supostamente ajudar a acabar com a fome em África.

1 comentário:

Rufferto disse...

A relação entre mundo civilizado e África é uma relação em que saem todos a ganhar... excepto o povo de África. A verdade é que o mundo civilizado tem todo o interesse em manter África pobre e em guerra, que assim consegue ir lá buscar matérias-primas muito baratas. Basta ver que o pessoal lá está sempre ao tiro e a enterrar minas, mas duvido que em África haja muitas fábricas de armas e de minas. Assim o mundo civilizado consegue até ir buscar as matérias-primas em troca de armas para o povo de lá se matar entre si.

Claro está é que isto nunca seria possível sem a cumplicidade dos governantes africanos, que não se importam de ver o próprio povo a morrer à fome desde que possam viver no máximo dos luxos. Isto para mim já vem até do tempo da escravatura, quando os reis africanos vendiam aos europeus pessoal de tribos conquistadas como escravos. Com governandes assim, dificilmente África sairá algum dia da cepa torta.