27 de abril de 2008

Grande Júlio... amigos para sempre!!!






Recentemente, aconteceram-me duas coisas, relacionadas com meus amigos de infância e juventude da Quinta do Lambert, que me deixaram um pouco emocionado. A primeira ocorreu em Setembro, como aliás mencionei na altura aqui no blog. Enquanto estava no trabalho telefona-me a minha mãe a dizer que o meu amigo Rodrigo brasileiro se encontrava em minha casa. É impressionante pensar que ele ao vir a Lisboa, lembrou-se de mim e de vir a minha casa para me visitar. A segunda ocorreu esta semana e para além de, por um lado, me ter dado algum orgulho, por outro deixou-me um pouco de rastos porque teve um lado muito trágico.

Na terça-feira ao chegar a casa depois do trabalho, a minha mãe vira-se para mim e diz-me que tinha estado aqui em casa a mãe do Júlio e que este tinha morrido há dois anos atrás. O Júlio foi um dos meus melhores amigos de infância e juventude. Viveu na Quinta do Lambert durante muitos anos, depois foi morar para Loures. Quando foi para Loures, nos primeiros tempos ainda mantivemos o contacto, mas depois aos poucos fomos-nos afastando. O facto de na altura não haver telemóvel nem Internet, também ajudou ao afastamento, hoje seria diferente. O Júlio, para além de ter sido um enorme amigo, era uma pessoa que marcava, era mesmo muito à frente, um grande artista. A pintura enorme dos U2 que eu tenho no meu quarto foi feita por ele e por isso coloco aqui quatro fotos, das muitas fotografias e vídeos que já fiz à pintura, da mesma. Foi com ele, com a mãe dele e com a minha irmã que fui ver o filme Rattle and Hum dos U2 ao Tivoli, algo que referi na anterior mensagem publicada. Foi com o Júlio e com outros que fui aos The Cure em Alvalade em 1989, que também referi recentemente. Nunca me esquecerei da imagem dos dois no Cinema São Jorge a ver "Aonde É Que Pára a Polícia" deitados no chão de tanto rir. Nunca me vou esquecer da semana de férias que passámos sozinhos na Quarteira, ambos com 16 anos, na qual numa das noites fomos, de camioneta, à discoteca Kadoc, aberta muito pouco tempo antes. Foi uma semana de loucos!!! Foi ele o vocalista da minha primeira banda, os The Flats, formada quando eu tinha 15 anos. Levei-o algumas vezes comigo para a Juventude Leonina. Enfim, tudo isto são só alguns exemplos das inúmeras coisas que fiz com essa pessoa que soube agora ter falecido, faz em Maio dois anos, de uma forma trágica e que prova que de um momento para o outro tudo pode acabar.

Mas voltando à mãe do Júlio, aproveitando o facto de ter vindo a uma clínica da Quinta do Lambert marcar uma consulta, lembrou-se de descobrir a minha casa para me visitar, só cá tinha vindo uma vez. Depois de ter perguntado na papelaria de baixo e na porteira pelo andar onde eu moro, lá conseguiu encontrar a casa onde o Júlio tinha estado tantas vezes. Não me apanhou a mim porque estava a trabalhar, mas com a minha mãe conversou umas 3 horas, só tinham estado juntas uma única vez já há montes de anos, onde abordou e mostrou toda a tristeza pela perda de um filho. E não se esqueceu de perguntar se eu ainda era fã dos U2.

Não falava com o Júlio há muitos anos. Mas apesar de há muito tempo não falar com ele, a verdade é que continuávamos a ser amigos. Faz-me uma confusão incrível lembrar-me das coisas que fizemos e pensar que essa pessoa hoje já não existe e que está reduzida a cinzas espalhadas pelo mar. De vez em quando lembrava-me do Júlio, recentemente até fui ao HI5 ver se o encontrava, mas nestes dias veio-me à memória todas as loucuras e momentos inesquecíveis que passámos juntos. Até tenho andado a ver fotos antigas que já não via há muito tempo.

Grande Júlio, magrinho como tudo mas com uma sorte incrível com as mulheres. Seremos amigos para sempre!!!

Não sei se ele manteve os mesmos gostos musicais, mas nos vários anos que convivemos havia músicas que ele adorava. Deixo, em jeito de homenagem, para além das quatro fotos da pintura dos U2 que eu tenho no meu quarto, vídeos de algumas dessas canções, começando por aquela que ele mais gostava dos U2, banda da qual o Júlio não era fã mas que apreciava.

Grande Júlio!!!

















3 comentários:

Rufferto disse...

As pessoas morrem sempre cedo demais. Paz à sua alma.

Anónimo disse...

GRANDE JULIO MORAVA AO PÉ DELE UMA PEXOA MT SIMPÁTICA E SUA MÃE TAMBÉM...
A MÃE DO JULIO UMA GRANDE MULHER APEXAR DA DOR K A CONSOME ESTÁ SEMPRE PRONTA A AJUDAR...

peonia disse...

Fiquei a conhecêr mais a pessoa sensível que é! Só a nossa memória pode ultrapassar a perda de Alguém!