14 de julho de 2009

Que grande viagem!!!

Cheguei domingo passado à noite da aventura de 17 dias e tal que me levou a 3 concertos dos U2, a conhecer a fundo Barcelona, e Figueres, a ir pela primeira vez a Milão, a voltar, por breves horas, a Madrid, e a ir mais uma vez ao Porto. Correu tudo às mil maravilhas, tirando o cancelamento do concerto dos Depeche Mode. Foram sem dúvida dias extraordinários e inesquecíveis.

Estou cansado, para além dos concertos dos U2 aproveitámos o tempo ao máximo para fazer turismo, visitando e conhecendo muita coisa.

Os 3 concertos dos U2 foram excelentes e fantásticos. A banda continua em grande forma e a gostar muito de estar em cima do palco. Depois, o palco e o conceito da nova tour são altamente inovadores. Dos 3 concertos, o meu preferido foi o primeiro, apesar de alguns enganos da parte da banda. A verdade é que nesse concerto, todos sentíamos que estávamos a ter o privilégio de sermos os primeiros a ver ao vivo um espectáculo, que é altamente inovador e diferente de tudo o resto. Para além de que, apesar de se ter uma ideia das músicas que os U2 iriam tocar e da set-list, e das fotos e vídeos do palco, a verdade é que havia muita coisa que não sabíamos e que assim nos surpreendeu e muito. Neste primeiro concerto o Bono atirou-se de cabeça e por isso chegou às últimas músicas algo cansado e com dificuldades para cantar. Talvez por isso, nos 2 concertos seguintes, se tenha controlado um pouco. Os 3 concertos estiveram todos ao mesmo nível, mas de facto o primeiro foi especial pelas razões que referi atrás. De louvar são o regresso de músicas como a The Unforgettable Fire e a Ultraviolet. Mas, para mim, o grande momento do concerto é o remix da Crazy, com o Larry a tocar jambé. Os U2 são sem dúvida os maiores e os seus concertos continuam a ser momentos de pura magia.

Também inesquecível foi o momento que vivi no dia a seguir ao concerto de Milão, quando vi os U2 a saírem do hotel onde estavam hospedados nessa cidade.

Já tinha estado em Barcelona em 2005, também para ver os U2, mas desta vez fiquei a conhecer a cidade a fundo. Não parei um segundo e vi e visitei uma porrada de coisas. Barcelona convenceu-me plenamente, é uma cidade incrível, com um pouco de tudo. É impressionante a quantidade de gente que se encontra em todo o lado, a qualquer hora do dia. A única coisa chata é mesmo o calor... 24 horas por dia.

Num dos dias em que estive em Barcelona, fui a Figueres, terra onde nasceu o artista Dalí e que merece sem dúvida uma visita.

Ao contrário de Barcelona, Milão desiludiu-me. Se a cidade catalã é organizada a todos os níveis, a cidade italiana é o caos, onde a desorganização impera, como também os carros em cima dos passeios, as passadeiras que não estão lá a fazer nada, etc. Depois há situações cómicas, como os sinais para os peões serem muitas vezes iguais aos dos carros. O de muita gente fumar e depois não haver tabaco à venda em lado nenhum. As estações do eléctrico que não têm qualquer protecção do sol/chuva. O metro que não tem indicações e não nos informa da estação seguinte. Sendo o expoente máximo de tudo aquilo, a sala de espera da estação de comboios de Milão, escura, feia, com os ecrãs desligados e cheios de caca de pombo.

A viagem de Milão para o Porto foi de loucos... e uma bela estafa. Em Madrid, como tivemos algumas horas de intervalo entre um comboio e outro, aproveitámos para ir até ao centro da cidade.

No dia em que chegámos ao Porto, soubemos do cancelamento do concerto dos Depeche Mode, algo que me deixou muito irritado. Se não tivesse sido esse concerto, tinha visto o segundo concerto dos U2 em Milão. Digamos que diversas circunstâncias fizeram com que fosse impossível ver os dois concertos dos U2 em Milão e depois estar no Porto no dia 11. De qualquer forma, aproveitámos a estadia no Porto da melhor forma possível.

Bom, mas agora preciso descansar de tudo isto, por isso vou para o interior do país passar uns dias de repouso. Quando voltar falarei novamente desta viagem, mas de uma forma mais detalhada.