31 de agosto de 2007

Lisboa perde salas de exposição.

Na quarta-feira, fui ver a tão falada colecção Berardo, que está exposta no Centro Cultural de Belém. É, sem dúvida, uma colecção extremamente valiosa e que de facto seria uma pena não estar exposta para as pessoas a verem. A exposição é constituída por obras do século XX e do início do século XXI. Inclui uma secção dedicada ao Surrealismo, outra à Arte Pop que eu tanto admiro, outra ao Minimalismo, etc. Inclui obras de Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Miró, Picasso, da portuguesa Paula Rego, entre muitos outros. Vale realmente a pena visitar esta exposição. Agora, o que eu questiono é se esta colecção tem valor suficiente para estar a ocupar todas as salas de exposição do CCB. É que Lisboa não tem propriamente muitos sítios destinados a exposições, nomeadamente de arte contemporânea, e parece-me que é um tremendo exagero estar a ocupar todo o CCB com aquela colecção, para além de que assim Lisboa perde as salas que melhores exposições receberam nos últimos tempos.
Sinceramente, penso que o Governo deveria ter seguido outro caminho, nomeadamente o de pegar num dos muitos edifícios abandonados em Lisboa, muitos deles do próprio Estado, e adaptá-lo para receber esta colecção, agora encher todo o CCB com a mesma é que não me parece correcto.

Sem comentários: