25 de maio de 2008

Sporting conquista Taça de Portugal


No passado dia 18 de Maio, tive mais uma final da Taça de Portugal com a presença do meu clube. Desde que nasci que nunca perdi nenhuma final do meu grande Sporting naquele maravilhoso estádio. Para além de todas as finais da Taça com o Sporting presente, sempre fui presença assídua naquele estádio desde muito novo. Ou para ver outros jogos do Sporting que não finais da Taça, para ver finais da Taça com a presença de outros clubes, para ver treinos e jogos de selecções nacionais, ver provas de atletismo, etc, etc. Quando era mais novo, ia para lá também muito para praticar desporto. O Estádio do Jamor é uma referência da nossa pátria. A final da Taça de Portugal naquele local é dos poucos momentos típicos da cultura portuguesa que ainda se mantêm. Se acabarem com ele, transferindo a final para outro local, como já acabaram com tantos, é mais um passo enorme que se dá na descaracterização total do nosso país e do nosso povo.

Voltando à final da Taça deste ano, um colega, o mesmo que já tinha conseguido no ano passado, conseguiu arranjar bilhetes para a lateral. Decidimos dar cada um mais 5 euros pelo bilhete, para termos direito ao cachecol do Sporting alusivo à final, que diga-se de passagem está bem porreiro. Assim, valeu bem a pena dar mais 5 euros para receber o cachecol, o preço total ficou então em 35 euros.

No domingo, dia 18, fomos para o Jamor por volta das 13h e depois de alguma indecisão lá decidimos ir estacionar o carro a Queijas. Tem de se andar um pouco até ao estádio, mas sem dúvida que compensa deixar ali o carro. Há mais estacionamento e este é melhor e mais bem organizado e não há filas de trânsito nem para entrar nem para sair. Depois de estacionar o carro, lá fomos então para o Estádio Nacional. Antes de entrarmos, ainda fomos beber e comer qualquer coisa e curtir um pouco o ambiente ao redor do estádio, típico de uma final da Taça em Portugal. Depois de umas cervejolas e de um excelente pão com chouriço, antes de entrar ainda fomos ver o autocarro do Sporting a chegar e a entrar no estádio. Eu não levei máquina e nem tinha grande intenção de tirar fotografias ou fazer vídeos, mas ter um telemóvel com máquina é algo que de facto dá muito jeito nestas ocasiões, uma pessoa pega no telemóvel e tira umas fotos, foi o que fiz na altura em que o autocarro do meu clube chegava ao Jamor. O problema é que o telemóvel já não tinha muita bateria e por causa disso já não deu para tirar mais fotos ao longo do dia. Depois da chegada do autocarro do Sporting, lá entrámos no estádio e fomos para o nosso lugar que ficava na primeira fila da lateral, do lado norte, que era onde estavam os adeptos do Sporting.

Antes do jogo houve a festa normal de final de Taça. Muitos convidados musicais, o hino nacional, etc. Só faltaram mesmo os pára-quedistas.

A seguir veio o jogo e o domínio total do Sporting. O meu clube surpreendeu-me e muito pela forma excepcional como entrou em campo e pressionou o adversário. O Sporting foi superior ao longo dos 120 minutos da partida e parece-me muito injusto o facto dos adeptos do Porto atribuírem à arbitragem a responsabilidade pela derrota. O Sporting venceu e venceu bem, a vitória foi mais do que justa.

Depois do jogo, houve as normais entregas de medalhas e da taça, tudo num ambiente de grande festa e de muitas alegria. São mesmo daqueles momentos inesquecíveis, que as pessoas adeptas de um clube nunca mais esquecerão.

Ficámos no Estádio do Jamor mesmo até ao final da festa e fomos dos últimos a sair do mesmo. Depois, com calma, lá fomos para Queijas para regressar então a Lisboa.

Antes de ir para Alvalade, ainda fui a casa comer qualquer coisa. De seguida lá fui então para o estádio do meu clube para a segunda parte da festa. Depois de esperarmos pela equipa durante algum tempo, eles lá chegaram e assim viveu-se mais um momento de euforia e de comemoração.

No entanto, talvez por causa do mau tempo, parece-me que no ano passado estava mais gente em Alvalade a comemorar a conquista da Taça, na altura contra o Belenenses, do que este ano.

Espero que para o ano haja mais... e que seja no Estádio Nacional.

SPORTING SEMPRE!!!

1 comentário:

Rufferto disse...

Foi uma grande vitória, e sem dúvida um resultado totalmente justo. O Sporting encarou o jogo com muito mais seriedade que o FCP, e teve a merecida recompensa. Os meus parabéns pela vitória, espero que um dia o SLB possa voltar ao Jamor.

Viagem à Irlanda (21 a 25 de Julho 2012)

Sendo eu um enorme fã dos U2 desde os meus 10 anos de idade (desde 1984), ir à Irlanda era há muito tempo um desejo e um sonho que eu queri...